Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Amagis e Amagis Saúde promovem ação em apoio à campanha Setembro Amarelo no Fórum Lafayette

17 de Setembro de 2018 às 18h15

Para promover a campanha Setembro Amarelo e reforçar a importância da prevenção ao suicídio, a Amagis e a Amagis Saúde distribuíram rosas na tarde desta segunda-feira, 17, a magistrados e magistradas no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. A ação ocorreu na sala da Amagis e teve a presença do presidente da Associação, desembargador Maurício Soares, e da vice-presidente de Saúde, juíza Luzia Peixôto.

Campanha Setembro Amarelo

Maurício Soares afirmou que a Amagis, sensível aos cuidados com a saúde mental dos magistrados, incluiu a especialidade Psiquiatria em seu programa Amor à Vida, com o médico Octávio Maia Saliba. A partir deste mês, associados ao plano de saúde da Amagis podem agendar consulta com o profissional, que atenderá quinzenalmente na sede da Associação. As consultas são isentas de coparticipação e podem ser marcadas pelo telefone 3079-3472.

 

“É fundamental que a saúde mental e, especificamente, o suicídio não sejam tratados com preconceito. Quanto mais as pessoas falarem sobre esses temas, menos suicídios ocorrerão. O diálogo é de suma importância. Diante disso, colocamos a estrutura da Amagis à disposição de seus associados para que sejam atendidos com discrição e por um profissional altamente qualificado”, disse o presidente da Associação.

Campanha Setembro Amarelo


A vice-presidente de Saúde, Luzia Peixôto, destacou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a considerar o suicídio um problema de saúde pública, sendo a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. Segundo Luzia Peixoto, o caminho é adotar medidas preventivas de ajuda e auxílio, como as que a Amagis vêm realizando. “Estamos elaborando mais um projeto nessa área para atendermos nossos associados. A saúde mental também precisa ser foco de nossa atenção”, ressaltou.


Para a juíza Riza Nery, a iniciativa da Amagis de colocar à disposição de seus associados um médico psiquiatra é de suma relevância. “Nós, magistrados, lidamos diariamente com uma carga muito grande de trabalho, pressão e estresse. E isso pode afetar a nossa saúde. Temos que deixar o preconceito de lado e aproveitarmos oportunidades como essa que a Amagis está nos dando”, afirmou.


O juiz Marcelo Lucas Pereira disse que o preconceito com temas como o suicídio devem ser trabalhados e vencidos. “Precisamos sensibilizar as pessoas da necessidade de procurarem um profissional da área, quando necessário. Não devemos fechar os olhos para essa realidade. A Amagis, sempre atenta à saúde e ao bem-estar de seus associados, vem cumprindo bem seu papel”, destacou o magistrado.


Leia aqui o artigo do médico Octávio Maia Saliba publicado no Jornal DECISÃO deste mês sobre esgotamento profissional.


Campanha


O mês de setembro é o escolhido para a realização da campanha por causa do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde(OMS). Em todo o mundo, são realizadas ações neste mês com o objetivo de alertar os governos e os cidadão sobre o tema. De acordo com dados da OMS, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano. No mundo, e em cada caso cometido, vinte outras tentativas ocorrem.


No Brasil, a data passou a ser lembrada a partir de 2014 com o objetivo de alertar a sociedade a respeito do suicídio no país. De acordo com a OMS, o Brasil é o oitavo país no ranking mundial de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres (taxa de 6,0 para cada grupo de 100 mil habitantes).

Opções de privacidade