Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Visão infantil: ela merece cuidado

05 de Setembro de 2017 às 13h20

Artigo da Dra. Ana Gabriela Zum Bach (CRM 38209)  – Oftalmopediatra do Hospital de Olhos Rui Marinho

A visão é, para muitos, o principal sentido do corpo humano. Não por acaso, estima-se que cerca de 80% da nossa interação com o mundo se faça por meio dela. É o sentido que mais utiliza processamento no cérebro, cerca de 30%. Diante disso, cuidar bem da saúde dos olhos é essencial. E esse cuidado deve começar desde cedo.

Quando falamos sobre a preocupação com a visão, grande parte da população entende que as visitas ao oftalmologista só devem acontecer a partir da adolescência e ir aumentando a freqüência com o aumento da idade. 

Entretanto, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica orienta a realização de consultas oftalmológicas semestrais até os dois anos de idade e anuais a partir dos dois anos, além da realização do Teste do Olhinho na maternidade antes da alta, após o nascimento. Todo esse cuidado é essencial, porque a criança não nasce enxergando normalmente como os adultos, a visão vai se desenvolvendo desde o nascimento até atingir seu ápice, por volta de sete anos de idade.

Visão

 Consultas oftalmológicas devem ser semestrais até os dois anos
de idade e anuais a partir dos dois anos

A criança “aprende” a enxergar e o período em que esse aprendizado é mais rápido ocorre do nascimento até os dois anos, por isso as consultas semestrais. Após os dois anos o desenvolvimento continua até os sete anos.  A presença de qualquer problema ocular nesse período, se não for diagnosticado e tratado adequadamente, pode comprometer de forma irreversível a visão da criança. Com o diagnóstico precoce, grande parte das pessoas com baixa visão ou cegas, poderiam estar enxergando.

Para mim é preocupante o fato de que muitos pais só levam seus filhos para as primeiras consultas com os oftalmologistas quando eles começam a ter dificuldade de ler e enxergar, pois quando isso ocorre já pode ser tarde demais para a recuperação total da visão.

 O ideal e apropriado é que essa primeira visita aconteça rotineiramente, assim como um neném vai a sua primeira consulta com o seu pediatra: ele não precisa estar doente nem com suspeita de doença, ele simplesmente vai para fazer seu acompanhamento. Os dados da Organização Mundial da Saúde são alarmantes. De acordo com a OMS, 19 milhões de crianças com menos de 15 anos têm problemas visuais. Desse total, 12 milhões sofrem de condições que poderiam ser facilmente diagnosticadas e corrigidas. Em nosso país, estima-se que cerca de 33 mil crianças ficaram cegas devido a doenças que poderiam ter sido tratadas e até mesmo evitadas, se fossem identificadas precocemente. Por isso, reforço, as crianças devem visitar o oftalmologista pediátrico com freqüência e desde o nascimento.

Um grande avanço que vem ajudando a amenizar essa situação foi a obrigatoriedade das maternidades realizarem o Teste do Olhinho  nos recém nascidos. Afinal, desde junho de 2010, todos os planos de saúde são obrigados a cobrir o exame, de acordo com a ANS.   Esse teste é importante para detectar doenças muito graves e que devem ser tratadas imediatamente para não prejudicar o desenvolvimento visual normal da criança ou mesmo colocar sua vida em risco, como, por exemplo, o glaucoma congênito, catarata congênita, tumores intra oculares, malformações oculares.

Como já disse, independente de ter ou não qualquer sintoma, não deixe de ir ao oftalmologista, de levar seus filhos e encorajar seus amigos e parentes a irem e a levarem suas crianças também. Afinal, “prevenir é o melhor remédio”. 

 

 

*O hospital de Olhos Rui Marinho é credenciado à Amagis Saúde.

**O plano de saúde da Amagis conta com profissionais e clínicas especializadas. Acesse o link “Rede Credenciada” no site. A cobertura dos procedimentos segue recomendações da Agência Nacional de Saúde (ANS). 

 

Opções de privacidade